Slide

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams

Editora: Sextante
Série: Não há um nome exato mas essa frase é muito legal - Volume Um da Trilogia de Cinco
Páginas: 204
Sinopse: Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse. Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.


Palavras:
Até os vogons (seres muito mal-humorados) adorariam O guia do Mochileiro das Galáxias!!

   Arthur, Ford, Trillian, Zaphod e o deprimido robô Marvin conquistaram meu coração!!! A cada palavra do Douglas Adams, ele nos faz pensar sobre nossas atitudes e rir muito delas. Mas ele não faz isso "jogando" na nossa cara e sim de uma forma sutil e clara, pois comenta tal atitude dizendo que é sem sentido.
   Durante a primeiro volume desta saga o leitor já encontrará máquinas muito diferentes, por exemplo, o sensormático subeta - duvido que vocês saibam o que é!rsrs Digamos que ele é um sensor que detecta naves alienigenas. - nesse primeiro volume também encontramos alienigenas estranhos e irritantes!
    Algo que me deixou chocada foi descobrir como foi criada a terra e com qual propósito. Que não posso revelar (muito spoiler).
    A capa dele é bonitinha, com este fundo de estrelas que com imagens que aparecem nos livros. Achei um charme a mais o aviso: NÃO ENTRE EM PÂNICO.
    Esse é um livro hiláriante que me fez desejar o próximo volume. E meus queridos por favor não menospreze os golfinhos, muito menos os ratos.

Imagem:
Clique para ampliar
 Na imagem superior a esquerda vocês veem uma cena do livro. Cena que eu adorei e lamentei, tadinha da baleia. Um aviso a quem for ler o livro, cuidado ao refletir sobre o que significa a frase do vaso você pode não se recuperar. A charge inferior na esquerda mostra uma referência que Douglas Adams fez sobre quem é o mais inteligente. E para finalizar, acima há uma representação de como eu imaginei (mais ou menos) O guia do mochileiro das galáxias, livro do qual Ford é pesquisador.


Trecho:

   "[...]A voz pigarreou. Um petit-four gigantesco foi galopando em direção ao infinito.
   - Bem-vindos - disse a voz - à nave Coração de Ouro.
   Prosseguio a voz:
   - Por favor, não se assustem com nada do que virem ou ouvirem. É de esperar que vocês sintam certos efeitos negativos, já que foram salvos de uma morte certa, numa probabilidade de dois elevado a 276 mil contra um, ou talvez muito mais. Estamos no momento viajando a um nível de dois elevado a 25 mil contra um e diminuindo.
    [...] Eles conseguiram! Construiram o gerador de improbabilidade infinita![...]"
O guia do mochileiro das galáxias, p. 89

 
   " - Acho que devo avisá-los de que estou muito deprimido - disse ele, com uma voz baixa e desesperançada.
   - Ah, meu Deus - murmurou Zaphod, jogando-se numa cadeira.
   - Bem - disse Trillian, num tom de voz alegre e compreensivo -, então vou lhe dar uma coisa pra se distrair a sua cabeça.
   - Não vai dar certo - disse Marvin. - Minha mente é tão excepcionalmente grande que uma parte dela vai continuar se preocupando.
   - Marvin! - ralhou Trillian."
O guia do mochileiro das galáxias, p. 95

5 comentários:

  1. NOssa, continue assim, vc ta fazendo ums posts legais, mais bem feitos. Eu nem li, rsrsrs mais vou ler ainda. NOssa precisamos marcar de sair. Vc ainda vai querer fazer meu livro rsrsrs.
    ...
    Muito bom, eu to enrrolando para ler o meu, mais eu vou ler-lo. Continue assim fazendo boas resenhas. inte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Patrick!! A ideia é você ler o post. Você se acha mesmo né guri??rsrs

      Excluir
    2. Por falar nisso eu to com um boton do guia dos mochileiros da galaxias para te dar. Como poderei entregar?

      Excluir
  2. Devo ser uma das poucas pessoas no mundo que ainda não leu esse livro... hahaha
    Eu quero ler!!!

    BjO

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída