Slide

domingo, 15 de janeiro de 2012

Entrevista: Erika Monterisi



Essa é a primeira entrevista que o L&V fez, 
com a queridíssima Erika, que eu agradeço muito.
Espero que vocês gostem.

Letras & Versos - Quem é Erika Monterisi?


Erika Monterisi - Uma pessoa comum, que gosta de coisas comuns e que leva uma vida comum. Casada, mãe, com uma rede de amigos maravilhosa. Amo tudo que fiz até hoje na vida, levo as pessoas que me ajudaram no meu coração e tento esquecer as que me fizeram algum mal. Ah, e é uma roqueira inveterada!



Letras & Versos - De onde e quando surgiu sua vontade de escrever livros?

Erika Monterisi - Sempre gostei de escrever. Quando era mais nova, brincava de inventar histórias com minhas bonecas (que menina nunca brincou assim?). Ah, sempre gostei muito de novelas também, desde criança. Pra mim, novela não passa de um livro filmado. Escrevia em agendas detalhando os meus dias, o que me deu um hábito de “contar histórias” desde jovem. Finalizando, vontade eu sempre tive, só faltava coragem.

Letras & Versos - Como nasceu o livro “Sol & Lua”? Quanto tempo até finalizá-lo? Desde a ideia original ouve muitas mudanças no enredo?

Erika Monterisi - Nasceu há mais de uma década atrás, com certeza numa mesa de bar no meio de uma conversa. Tenho-o dentro de mim há anos. Mas um dia, tomei coragem e comecei a coloca-lo pra fora. No início, tinha convicção em alguns pontos chaves do enredo, mas ao longo da escrita fui percebendo que a minha ideia inicial seria inviável. Meus personagens ganharam vida e iam me mostrando o que deveria acontecer.

Letras & Versos - Você escolheu o nome e a capa do livro? Como foi feita a escolha?

Erika Monterisi - Sim, eu registrei o livro com esse nome. Na verdade, comecei por ele, pelo título. Dar nomes a coisas e pessoas é um pouco complicado, mas sempre tive facilidade nisso. Na realidade, não sei por que não segui uma carreia onde se criasse coisas ao invés da área da saúde (sou formada em enfermagem). Já a capa foi mais complicado porque não dependia de mim. E tudo que não depende da gente, demora um pouco mais. Eu tinha uma noção e tentei de todas as formas expô-la ao editor. Quando ele captou a minha ideia, tudo fluiu.

Letras & Versos - Identifiquei-me muito com Hanna, você a baseou em alguém? E os outros personagens?

Erika Monterisi - Fico feliz em saber que se identificou com ela! Na verdade, acho que qualquer adolescente irá se identificar com ela por fator muito simples: Hanna é uma menina comum. Quem nunca teve raiva da mãe? Quem nunca perdeu alguma coisa? Quem nunca teve medo do novo? Quem nunca ficou quietinha no quarto chorando? Quem nunca teve vergonha de dizer o que sente? Quem nunca amou e enfrentou os pais por esse sentimento? Se você respondeu “sim” a maioria dessas perguntas, você também se identificará com ela. Como eu disse antes: gosto de histórias e novelas e filmes. Todos os personagens nasceram disso tudo e das minhas vivências.

Letras & Versos - Hanna mora no Rio de Janeiro, mas a principal parte da história ocorre em Nova Friburgo. Por quê?

Erika Monterisi - Quem conhece Friburgo, sabe muito bem o porquê. Prefiro deixar essa pergunta meio em aberto pras pessoas pesquisarem-na no Google.

Letras & Versos - No livro, Hanna desiste de muitos sonhos por Phill. Você acredita que todo amor é assim? Você sacrificou muitos sonhos quando se casou?

Erika Monterisi - Ela desiste, mas também ganha. O que quis mostrar é que na vida não se pode ter tudo que se deseja. Nada é de todo perfeito ou de todo ruim. O que se deve fazer é encarar de frente os desafios e ver se o que se está vivendo é bom ou ruim. Não se pode modificar ninguém, mas se pode aceitar a pessoa com suas qualidades e defeitos, até porque nós também temos os dois lados. Isso vale pra qualquer relacionamento.

Letras & Versos - A música que insere Hanna no “mundo” do rock fala sobre paciência, qual música é?

Erika Monterisi - As músicas! Eu espero que quem goste de rock consiga identificar algumas! (risos) Essa aí é uma do Guns (alguém conhece?): Patience.

Letras & Versos - Vampirismo se tornou um tema muito usado hoje em dia, mas alguns autores distorcem a lenda. O que pensa sobre isso?

Erika Monterisi - Eu discutia muito isso com meus amigos do Orkut (quantas saudades daquele tempo!). Acho que tudo é válido, contanto que não ridicularize a lenda, tudo é válido. True Blood é um exemplo de revitalização da lenda que deu muito certo.

Letras & Versos - Qual foi a base usada para criar os vampiros? (Lendas, filmes, livros, etc)

Erika Monterisi - Vários filmes me ajudaram, mas eu já os tinha na minha mente desde antes disso tudo voltar à tona. Os filmes da minha adolescência foram Drácula de Copolla e Entrevista com Vampiro. Por aí já se percebe que na década de 90 os vampiros eram mais “vampiros”.

Letras & Versos - Ao ler o livro conhecemos a história de Phill e uma parte da história de Pâmela, por que não falar também das histórias de Hugo e Andrew?

Erika Monterisi - Porque se não o livro seria do tamanho do Senhor dos Anéis! (risos) Não tinha como contar tudo numa tacada só. Mas algumas pessoas me cobram a história dos dois. Quem sabe num outro livro eu não conte?

Letras & Versos - Durante a leitura do livro encontrei alguns erros, troca de letras, por exemplo, por que você acha que isso ocorreu?

Erika Monterisi - Acontece. Qualquer um que digita comete erros de digitação. É comum, ainda mais sendo o primeiro livro e a primeira edição. O que acho que poderia ter sido feito um pouco melhor é a revisão. Mas, como eu disse, acontece.

Letras & Versos - Foi muito difícil publicar o livro “Sol & Lua”?

Erika Monterisi - Foi muito difícil, mas valeu a pena. Sempre que recebo um e-mail de alguém dizendo que gostou, que se emocionou, que chorou ou que teve raiva lendo o livro, vejo que valeu a pena. Só quem entra para o ramo sabe quantas noites se passa sem dormir na frente do computador até o livro ser impresso.

Letras & Versos - Você pretende escrever uma continuação?

Erika Monterisi - Já comecei e tenho umas 50 páginas já escritas. Mas não sei se será publicada. Vamos ver no que isso tudo vai dar.

Letras & Versos - Atualmente tem outros projetos em mente ou no papel?

Erika Monterisi - Só essa continuação do livro, que já tem nome. Mas não sei onde isso tudo vai dar. Tem momentos que a gente deve parar e deixar o vento nos levar.

Letras & Versos - O que você falaria para quem ainda vai ler o seu livro?

Erika Monterisi - Deixe se levar pelas emoções de Hanna, encante-se com a força de Phill, tenha raiva e encantamento por Andrew, deseje ser Pâmela e perceba a perspicácia de Hugo. Mas também se encante pela amizade! Acredite que a amizade real existe e, ao terminar de ler, procure os seus amigos. Tudo vale a pena!

E para finalizar essa entrevista maravilhosa a música que introduziu Hanna no mundo do rock'n roll.



4 comentários:

  1. Adorei saber um pouco mais sobre a autora!!! Eu ainda não conhecia esse livro - que parece bem interessante =D
    Detalhe, eu amo Guns e Patience é uma das minhas músicas preferidas *-*

    Beijos,
    Nanie - Nanie's World

    ResponderExcluir
  2. gaby, gostei muito da intrevista, seria legal se agente podesse saber um pouco mais sobre todos os altores dos livros que você comenta. você esta lendo augun livro novo que recomendaa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do gênero que você gosta, porque tem muito livro bom, nacional mesmo. Assim que vocês escolher um gênero me avisa que te indico com toda certeza.

      Excluir
  3. Anna a entrevista está sensacional!!!
    Adorei saber um pouco mais sobre a autora!

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída