Slide

sábado, 23 de abril de 2011

Dia mundial do Livro!!!


    Hoje eu passeava pela blogsfera quando cheguei no blog No Mundo dos Livros, da super fofa Livy  e descobri que 23 de Abril é o dia mundial do livro (hoje por coincidência). Por este motivo resolvi fazer este post homenageando este maravilhoso instrumento do saber (falei bonito).

Poemas:
Os Meus Livros

Os meus livros (que não sabem que existo)
São uma parte de mim, como este rosto
De têmporas e olhos já cinzentos
Que em vão vou procurando nos espelhos
E que percorro com a minha mão côncava.
Não sem alguma lógica amargura
Entendo que as palavras essenciais,
As que me exprimem, estarão nessas folhas
Que não sabem quem sou, não nas que escrevo.
Mais vale assim. As vozes desses mortos
Dir-me-ão para sempre.

Jorge Luis Borges, in "A Rosa Profunda"


A um Livro

No silêncio de cinzas do meu Ser
Agita-se uma sombra de cipreste,
Sombra roubada ao livro que ando a ler,
A esse livro de mágoas que me deste.

Estranho livro aquele que escreveste,
Artista da saudade e do sofrer!
Estranho livro aquele em que puseste
Tudo o que eu sinto, sem poder dizer!

Leio-o, e folheio, assim, toda a minh’alma!
O livro que me deste é meu, e salma
As orações que choro e rio e canto! ...

Poeta igual a mim, ai que me dera
Dizer o que tu dizes! ... Quem soubera
Velar a minha Dor desse teu manto! ...

Florbela Espanca, in "Livro de Mágoas"


***

Esses poemas são lindos e retratam parte do sinto por meus livros.

2 comentários:

  1. Poxa, eu nem sabia tbm ke hj era o dia do livro...

    Apesar de não ler muito, mas curto um pouco

    Gostei mto do blog..

    acesse o meu: http://so-para-elas-blog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Livros *-* Nos acompanham pelo resto de nossas vidas e sempre nos ensinando algo para todo o sempre!

    Muito bom vc ter lembrado esse dia que 99,9% da população infelizmente não sabe que existe =/

    ResponderExcluir

Leia e Comente, sua opinião é muito importante para mim. Caso encontrem algum problema avisem.

Cliquem em "Notifique-me" para saber quando for respondido.

* Os comentários que possuírem link de algum blog terão a visita retribuída